Mindfulness ou Atenção Plena não é um conjunto de teorias nem conceitos: é uma experiência que vem da vivência prática no dia-a-dia. A prática do Mindfulness permite-nos dar-nos conta, de despertar. Atendendo à definição de Jon Kabat-Zinn ‘a consciência que aparece ao prestarmos atenção deliberada, no momento presente, sem julgar, ao modo cada experiência se nos apresenta momento a momento’.
1. Parar: significa parar o modo de funcionamento automático da mente e direccionar a atenção para o momento presente. Observar: é contemplar, entender, sentir, escutar e pressentir a realidade de cada momento, a experiência de cada instante. Ver as coisas como elas são.
2. Dar-se conta: corresponde à tomada de consciência do que sucede tanto internamente como externamente. Ver o efeito dos acontecimentos externos em ti, nos outros e na envolvente. Aceder à experiência do momento em toda a sua plenitude.
3. Aceitar: reconhecer as coisas tal como são, aceitando a realidade tal como se apresenta.
4. Decidir: quando se consegue estar a viver plenamente, a experiência do momento presente, é possível tomar decisões mais conscientes, racionais e menos impulsivas.
5. Agir: a acção é uma resposta consciente aquilo que acontece e não uma reacção automática.
O Mindfulness ou Atenção Plena é uma prática de crescimento e desenvolvimento pessoal integral, utilizando ferramentas indispensáveis para atingir uma vida mais plena e equilibrada. A aprendizagem das práticas da Atenção Plena e o poder de Ser e Estar no “aqui e agora”, permitem experimentar uma atenção focalizada, momento a momento. A prática da Atenção Plena, permite ainda, estar mais consciente da necessidade de aprender a aprender (mente de principiante) e de nos determos sobre cada um dos nossos pensamentos, os quais podem ser factores limitadores ou factores potenciadores de novas situações e oportunidades.
A prática da Atenção Plena permite potenciar um novo tipo de liderança para as empresas e/ou organizações: uma liderança mindful (liderança consciente).