A prática do mindfulness ou atenção plena funciona por três razões fundamentais: a primeira razão está relacionada com a minha própria experiência. Desde sempre tive problemas de gerir a inquietação e a ansiedade de conseguir sempre ir mais além. Conseguir estar no momento presente e ter foco para cada uma das tarefas a desenvolver, sempre foi um esforço gigantesco quase sempre votado ao fracasso. E assim, quando entendi que para poder ir mais além em todos os projetos que pretendia desenvolver teria de começar por caminho de autoconhecimento e autodesenvolvimento que me pudesse trazer mais sentido para todas as coisas que aconteciam na minha vida e para todas as que eu pretendia que acontecessem.
Descobrir a prática do mindfulness, da meditação foi extremamente importante para começar a integrar na minha vida, entendendo que com isso, conseguia ter experiências mais profundas. A prática do mindfulness abriu-me a porta a uma maior conexão com o prazer de viver e da vida, a encontrar paz interior no meio da vertigem exterior e a conseguir suster e gerir. Com a prática do mindfulness ganhei maior liberdade interior, podendo dirigir melhor a minha vida, através de um maior controlo dos pensamentos, das emoções e dores. Uma maior capacidade de superar os seus resultados no nosso interior, abrindo um espaço precioso para uma gestão mais rápida da sua influência, enquanto se toma consciência de cada momento presente e a necessidade de praticarmos a equanimidade.
A segunda razão pelo qual creio que a prática do mindfulness ou atenção plena funciona, é o facto de que todos aqueles que o praticam reconhecem melhorias e a obtenção de resultados importantes para viverem as suas vidas plenamente. Para muitos que o praticam funciona.
A terceira razão é a comprovação científica dos resultados da sua prática. Existem atualmente mais de cinco mil estudos científicos em distintos campos: neurológico, fisiológico, psicológico, etc. que dão conta de que os resultados da prática da meditação – a principal técnica para o treino da prática do mindfulness –, gera resultados positivos, tais como: melhoria da atenção e da concentração, da aprendizagem e da memorização, melhor tomada de decisões aliada à criatividade e melhor gestão das emoções positivas para ultrapassar momentos de stress.
