“A primeira pessoa que você lidera é a si próprio.”
A liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos. O líder tem como função unir e motivar os elementos de uma equipa para que juntos possam alcançar os objetivos de uma empresa ou organização. A liderança é um comportamento que pode ser exercitado e aperfeiçoado, sendo fundamental que as capacidades e competências do líder envolvam diversas caraterísticas que ajudem a influenciar de forma positiva os outros e a atingir uma liderança plena.
Para atingir uma liderança plena, a aplicação da mindfulness é imprescindível para dotar o líder de um caminho de estar atento. Um caminho de atenção e consciência plena, ao momento presente e a si próprio, aos seus colaboradores e aos outros, bem como ao mundo que o rodeia a si e à sua empresa ou organização. Um caminho que resulta num elevado nível de envolvimento e de compromisso de si, consigo próprio, e de si com os seus colaboradores. Um caminho que permite por o líder em contato com a sua própria sabedoria, com a sua inesgotável fonte de vitalidade e espaço de maior liberdade.
A prática da mindfulness no contexto da liderança permite ao líder observar e tomar consciência, em cada momento presente, sem quaisquer tipos de preconceitos ou juízos pré-determinados, dos seus pensamentos e emoções. Dessa forma, este pode ainda assumir, o controlo das suas decisões com maior distanciamento. Um maior controlo sobre a sua mente e as suas emoções, resulta na tomada de decisões mais produtivas, mais eficazes e eficientes. Neste quadro, a prática da mindfulness pelos líderes e a sua aplicação no âmbito da atividade quotidiana das empresas ou organizações reveste-se de uma importância valiosa, apresentando-se como um processo dinâmico, no qual a compreensão é mais importante que a explicação. A compreensão surge da prática quotidiana das oito atitudes básicas que constituem da mindfulness:
A necessidade de aprofundar e interligar a prática destas atitudes básicas da mindfulness e da liderança, é imprescindível para dar um salto qualitativo na construção e na definição das novas capacidades e competências dos líderes, do presente e do futuro – uma liderança mindful. Uma liderança que pode utilizar as atitudes e ferramentas da mindfulness para uma efetiva adaptação a contextos de permanente mudança e elevada incerteza.
